Correio Popular Notícia


HIDROVIA DO MADEIRA
Ministro assina contrato para dragagem do Madeira

Data da notícia: 2016-11-04 20:10:42
Foto: Admilson Knightz/Divulgação
A dragagem vai permitir a navegação no rio Madeira também no período de forte estiagem

(Da Redação) Em cerimônia na manhã da última quinta-feira (03), o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintela, juntamente com o governador Confúcio Moura, assinou o contrato que possibilitará, a partir de 2017, a dragagem do rio Madeira, transformando o trecho de Porto Velho a Manaus efetivamente em uma hidrovia.

O evento ocorreu durante a liberação do tráfego da segunda pista do viaduto do Trevo do Roque, em Porto Velho, e contou ainda com a presença de parlamentares da bancada federal de Rondônia e autoridades locais.

O ministro Maurício Quintela afirmou que para garantir que tanto Rondônia quanto os estados da região Norte continuem se desenvolvendo e prosperando, serão investidos na dragagem R$ 80 milhões nos próximos cinco anos. De acordo com o ministro, isto é extremamente necessário para preservar a navegabilidade do rio.

?A partir desta contratação, mesmo no período de grave estiagem, como a que estamos enfrentando agora, onde em ponto crítico o nível do rio chegou a três metros, a profundidade do rio chega a quatro metros, trazendo risco para as embarcações, será possível assegurar a navegação durante todo o ano?, garantiu o ministro.

Quintela assegurou que essa é uma providência fundamental, em virtude do rio Madeira ser um dos principais corredores logísticos do país, integrando o arco norte pela hidrovia do Madeira, onde é feito o escoamento da produção agrícola dos principais produtos dos estados do Mato Grosso e Rondônia, soja e milho, além de outros insumos, como combustíveis e fertilizantes que são encaminhados para Porto Velho e Manaus.

O governador Confúcio Moura falou de sua alegria e de todos os produtores do estado de Rondônia, que sentirão igualmente alegres com a assinatura do contrato de dragagem do rio Madeira.

Para ele, muita gente não entende o que é dragagem do rio Madeira. ?É tirar os bancos de areia do meio do rio para que a navegação possa se fazer durante todo o ano, esse é o objetivo?, explicou.

Confúcio Moura enalteceu a importância da obra para a economia estadual. ?Muita gente não consegue entender qual a importância dessa obra. No nosso caso aqui, basta olhar no portal da transparência o prejuízo na arrecadação do estado, o prejuízo do movimento dos postos de gasolina, dos hotéis, dos restaurantes, enfim, de tudo, porque foi desviada a rota do transporte pesado para Santos e Paranaguá, então essa dragagem gera para nós um viés econômico extremamente importante. Desta forma, essa visita não é uma simples visita, não é uma visita protocolar, é uma visita de compromisso efetivo da retomada do crescimento do nosso estado e do nosso país?, comemorou Confúcio.

Escoamento
O diretor presidente da Sociedade de Portos de Hidrovias de Rondônia (Soph), Leudo Buriti, comemorou a iniciativa, ressaltando que a obra é importante para a navegabilidade.

?A possibilidade de escoamento da produção e o transporte seguro de cargas gerais, pois em determinadas épocas do ano a movimentação de cargas é reduzida em função da seca do rio, e com uma manutenção programada sendo realizada anualmente, certamente, o rio apresentará melhores condições de trabalho para todos. Neste novo cenário, projetamos ainda mais desenvolvimento para o estado?, assegurou.

Fonte: Antônia Nascimento ? Assessoria






Noticia vista 1153 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.